quarta-feira, 1 de junho de 2011

13º Domingo Comum - Ano A

Refletindo o Evangelho do Domingo

Pe. Thomaz Hughes, SVD

DÉCIMO TERCEIRO DOMINGO COMUM

Mt 10, 37-42
“Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”

O grande discurso missionário de Mateus termina com as palavras do texto de hoje. De novo, deve ser colocado dentro do contexto sócio-histórico da comunidade de Mateus. Mais uma vez - como nos domingos passados - o autor enfrenta o problema de uma comunidade em situação de conflito e perseguição. E o pior, este conflito e a perseguição aconteciam também dentro do seio das famílias, onde alguns membros aderiam à comunidade cristã e outros não. De novo Mateus liga a perseguição à mística do seguimento de Jesus quando em v. 34: ele diz: “Não pensem que vim trazer paz à terra; eu não vim trazer a paz, e sim a espada”. Aqui retoma a imagem da Palavra de Deus como “espada de dois gumes”, que exige opções concretas, muitas vezes com consequências dolorosas. O seguimento de Jesus exige frequentemente decisões duras e nada pode ser mais importante do que o Reino. Por isso, Mateus diz que nem o amor ao pai ou à mãe pode ter mais importância do que o amor a Jesus (Mateus suaviza a frase de Lucas 12, 26, que diz que quem não “odeia seu próprio pai, mãe, mulher, filhos, irmãs e até a própria vida não pode ser meu discípulo”. Na língua aramaica, pobre em vocábulos, a frase de Lucas quer dizer de uma maneira coloquial o que Mateus expressa como “amar mais”. Não é “odiar” conforme se entende a palavra em português).
A vivência dessas opções é, na prática, o que significa “tomar a sua cruz”. Tomar a cruz não é sofrer por sofrer. É a consequência da coerência com a opção por Jesus. Mas, não é para nos assustarmos, pois temos a garantia que a busca de coerência com essas opções nos darão como herança “encontrar a vida” - a verdadeira vida em Deus.
O discipulado não é somente dureza. Teremos muitas oportunidades de experimentarmos as suas recompensas - de sermos acolhidos exatamente por causa d’Ele (o sentido da “copa de água”). Quantas vezes a pregação da “cruz” tem trazido conotações negativas, como se seguir Jesus fosse um sofrimento sem fim. Pelo contrário, exige dedicação, sacrifício e desprendimento - que acarreta também sofrimento – mas, as suas alegrias são muito maiores.
O seguimento de Jesus deve ser uma alegria - não somente um obedecer de leis, a prática de uma moral ou ética, um acreditar em dogmas, que muitas vezes parecem ter pouca coisa a ver com as nossas vidas! É uma experiência de seguir as pegadas do mestre, de ser colaborador(a) na sua missão, de sentirmo-nos realizados como pessoas e cristãos por termos procurado colaborar na construção do Reino, com todas as nossas limitações e erros. É um privilégio e não um peso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário