terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

7º Domingo Comum - Ano A

Refletindo o Evangelho do Domingo

Pe. Thomaz Hughes, SVD


SÉTIMO DOMINGO COMUM

Mt 5, 38-48

“Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”


ORAÇÃO DO DIA
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

EVANGELHO
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,38-48
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38Vós ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.'
Palavra da Salvação.


COMENTÁRIO
Na verdade, o texto de hoje, continuando as leituras do Sermão da Montanha (Mt 5-7), continua o tema da leitura do domingo passado.  Mais uma vez enfatiza que atrás de todas as nossas ações existem sentimentos, ou disposições, internos.  Por isso Jesus dá o verdadeiro sentido à Lei, dizendo que o discípulo não pode se contentar em não agir mal, mas tem que mudar a sua maneira de entender o mundo, as pessoas e às relações.  Com autoridade, “Eu digo”, ele exige que os seus seguidores não somente não agem como o mundo age, mas que dão uma vira-volta nos valores dele.  Enquanto “olho por olho, dente por dente” era, nos tempos idos, um grande avanço sobre a lei da vingança exagerada, Jesus exige que os seus discípulos vão adiante, tirando até o desejo de vingança e retribuição, assim desarmando o mal e criando uma sociedade de novas relações.  Sem dúvida, uma visão utópica, mas utopia não é ilusão, mas o ideal que nos norteia e encoraja até que finalmente, passo por passo, ela se concretize.
Esses versículos insistem que o modelo para a vida cristã e as suas atitudes não é a sociedade vigente, onde cristãos muitas vezes se contentam em agir exatamente como outros, dentro do que é aceitável em uma sociedade que não segue o Evangelho.  Ele insiste nesses versículos que ser cristão não é simplesmente ser como qualquer um (“os pagãos"), mas é ter outros valores e uma outra visão.  E qual é o fundamento desses valores, desse modo de agir?  Não é o exemplo da sociedade e do mundo, mas o exemplo do nosso Pai.  Jesus não deixa por menos “sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu”.  Obviamente nunca poderemos ser “perfeitos” como o Pai do céu.  Essa frase relembra Dt 18,13 onde a Lei recomenda ao povo de Israel que seja perfeito na sua adesão ao Senhor.  O Evangelho de Lucas explicita melhor ainda o sentido desse frase quando ensina “sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso” (Lc 6,36).
Sem rodeios, esses versículos nos levam a examinar as nossas atitudes e ações, especialmente em relação à vingança, o ódio, à dureza de coração, à compaixão e à misericórdia.  A nossa medida nesses aspectos, é a nossa sociedade, ou o nosso Pai?  Se nós agimos e pensamos como qualquer outro, o que fazemos de extraordinário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário